terça-feira, 3 de outubro de 2017

Biografia de Thalía




THALÍA


Ariadna Thalía Sodi Miranda (Cidade do México, 26 de agosto de 1971), ou simplesmente Thalía, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, apresentadora, escritora, estilista e empresária mexicana. Thalía fala e canta em cinco idiomas: Espanhol, Inglês, Francês, Português e Tagalo. Thalía é a Primeira e única mexicana a ter uma estrela na calçada da fama de Hollywood. No mundo latino, é conhecida como a "Rainha do pop latino" e como uma das mulheres latinas mais influentes dentro e fora da América Latina.

Graças a suas brilhantes interpretações como atriz, Thalía ganhou o título de "Rainha das Telenovelas". Em 1992, estrelou María Mercedes, a primeira novela da denominada Trilogía de las Marías, que foi seguida por Marimar (1994) e María la del Barrio, a última da série, produzida e exibida em 1995 no México. Em 1999, protagonizou a sua última telenovela, denominada Rosalinda.


Thalía já vendeu mais de 25 milhões de discos mundialmente, sendo uma das latinas que mais vendeu discos no mundo todo.

Biografia

Vida antes da fama

Thalía Ariadna Sodi Miranda nasceu no Hospital Español da cidade do México em 26 de agosto de 1971, é filha do cientista, criminologista e perito forense Ernesto Sodi Pallares de ascendência espanhola e da empresária mexicana Yolanda Miranda Mange, de descendência francesa. Thalia foi apelidada de "Yuya" por sua família desde os primeiros anos de vida e o seu nome Thalía porque sua mãe gostou da literatura grega e foi para homenagear a musa Tália. Thalía é a caçula de cinco irmãs: Laura Zapata, Federica, Gabriela e Ernestina Sodi.

Desde a infância, seus pais a empurraram para mundo da atuação, a fazendo frequentar aulas de piano no Conservatório Nacional. Ela estava se preparando para um concurso de talentos que ia com sua mãe. Assim, ela passou boa parte de sua infância e adolescência, apresentando-se em audições e em concursos de televisão, que mostravam as habilidades incríveis de crianças prodígio, desde que ela tinha 4 anos.

Seu pai morreu de Hepatite C quando ela tinha 5 anos, e ficou sem falar por mais de um ano, fazendo sua mãe a levá-la a um especialista.

Thalía estudou a pré-escola na escola elementária Liceo franco mexicano. Sua estreia pelo mundo da arte começou ao um ano de idade, participando de uma propaganda de refrigerantes. Embora seu sonho inicial era dedicar-se á ginástica, inspirada por Nadia Comaneci, mas sua irmã mais velha Laura Zapata, não gostava dessa atividade olímpica e decidiu mudar a vocação de Thalía levando-a para o teatro onde ela trabalhava.


Em 1980, ela participou do programa Estudiantes que estudian, fazendo parte de uma escola que foi apresentada como um musical. Em 1981, começou sua carreira musical como vocalista de um grupo chamado Pac Man, aparecendo no festival Juguemos a cantar da Televisa, no qual ela interpretou a canção "Alegrías Musicales", ficando em segundo lugar, após o qual o grupo mudou seu nome para Din Din e com este, gravou quatro álbuns.


Carreira musical

1984— 1989: Início de carreira e Timbiriche

Em 1984, juntou-se a versão adolescente do filme "Grease", com alguns membros do grupo Timbiriche, obtendo o papel principal, Sandy Dee. Finalmente, em 1986, entrou para a banda Timbiriche, substituindo Sasha Sokol. Ficou no grupo juntamente com Eduardo Capetillo, Erick Rubín, Diego Schoening, Mariana Garza, Edith Márquez, Alix Bauer, Bibi Gaytán e Paulina Rubio, e foi substituída por Patricia Tanús. Ele gravou três álbuns de estúdio com o grupo, destacando as canções "Mas que un amigo", "Si no es ahora", de Timbiriche VII, "No sé si es Amor" e "Todo o Nada" de Timbiriche VIII y IX. Em 1988, gravou com seus companheiros de grupo o tema da novela Quinceañera em 1987, que foi co-estrelada pela cantora e em um período de quatro anos visitou o México e América Central, fazendo várias apresentações com o grupo.


Em 1989, foi lançado o que seria seu último álbum com o grupo, Los Clásicos de Timbiriche, uma compilação de sucesso com sinfonia nova. Nesse mesmo ano, Thalía deixou o Timbiriche e logo depois viajou para Los Angeles, Califórnia, para começar a preparar a sua carreira solo. Já instalada na cidade norte-americana, começou a ter aulas de canto e música.

1990— 1993: Thalía, Mundo de Cristal e Love

Em 1990, Thalia voltou para o México e lançou seu primeiro álbum solo pela Fonovisa Records, Thalía, e foi produzido por seu então namorado Alfredo Díaz Ordaz, e publicado pela Fonovisa. Deste álbum saíram singles como "Amarillo Azul", "Pienso en Ti", "Un Pacto Entre los Dois" e "Saliva", os dois últimos co-escritos pela cantora e considerado o mais controverso, especialmente pelo single "Saliva" que foi censurado pelas rádios mexicanas devido ao conteúdo explícito e "Un Pacto Entre los Dos" foi considerado um tema "sadomasoquista", e os grupos de direita a considerando "satânica". O álbum foi muito mal visto e criticado por seu conteúdo sexual tão explícito, e conteúdo satânico em "Amarillo Azul", mas mesmo assim, o álbum se esgotou em 15 dias de pré-venda, e no mesmo ano vendeu quatrocentos e cinquenta mil cópias. Além disso, seu visual foi considerado "agressivo", com shorts minúsculos.

Em setembro de 1991, ela lançou seu segundo álbum, Mundo de Cristal, este álbum é o último se juntou com o produtor Alfredo Díaz Ordaz e publicado sob a Fonovisa. Mais uma vez a cantora causou polêmica com seu visual, que consistia em vestidos repletos de flores, chamado pela própria de flower power, inspirado no movimento hippie. Os singles deste álbum foram "Sudor", "En la Intimidad", "Te Necesito" e "Fuego Cruzado", provocando polêmica novamente com letras explícitas, como "Sudor" e "En la Intimidad". Mundo de Cristal teve grande popularidade nas paradas de sucesso e teve grandes vendas. Com um novo olhar para o rock alternativo em todo o conceito do disco. Mais tarde, naquele mesmo ano, Thalia viajou para a Espanha para apresentar o programa Nocanhe VIP, ao lado de Emilio Aragon.


O ankh, símbolo que Thalía utilizou para seu álbum Love.

Em outubro de 1992 ela lançou seu terceiro álbum de estúdio e último sob a Fonovisa, intitulado Love, que foi gravado na Espanha e produzido por Luis Carlos Esteban. Teve singles como "Sangre", "El Bronceador", "Love", bem como uma versão da cantora francesa Édith Piaf, intitulada "La vie en rose", e foi interpretada metade em espanhol e metade em francês. O álbum traz uma evolução de Thalía, tanto quanto a gêneros musicais, que trazia agora sons eletrônicos mais profundos, quanto o "ankh", que foi o centro da produção, e também seu vestuário que incluia tops[desambiguação necessária] de corpo todo em forma de corset, meias e luvas longas. O single "Sangre", que foi escrito sobre o relacionamento entre ela e produtor Alfredo Díaz Ordaz, que seria seu futuro marido, mas, infelizmente, morreu de insuficiência renal. Foi seu primeiro álbum a entrar Billboard, alcançando a posição número 15, no charte de Pop Latino e foi certificado Platino+Ouro no México, por vendas de mais de 350 mil cópias distribuídas, sendo seu segundo álbum mais vendido no país, atrás apenas do Primera Fila de 2009.

2000— 2003: Arrasando, Thalía con banda, Thalía, Hits Remixed, álbum em Inglês e sucesso nos EUA

Em 2000, Thalía lançou seu sexto álbum de estúdio, intitulado Arrasando, também produzido por Emilio Estefan, que contém doze canções, sendo oito delas produzidas por Thalía. Inclui canções como "Arrasando", "Entre el Mar y una Estrella", "Regresa a Mí" e "Reencarnación". O álbum foi nominado para um Grammy Latino e ganhou na categoria "Álbum de Melhor Engenharia de Som". "Entre el Mar y una Estrella" foi a primeira canção de Thalía que chegou a primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks. Arrasando foi o primeiro álbum da mexicana a entrar na Billboard 200. O álbum estreou na posição #98 e marcou o início do sucesso de Thalía nos EUA. Arrasando vendeu mais de 1,5 milhões de cópias pelo mundo.

Em 2001, foi lançada a compilação Thalía con Banda - Grandes Éxitos, com as regravações de "Cuco Peña" e "La Revancha", com uma banda sinaloense, pouco comum entre os cantores pop mexicanos. O álbum contém grandes sucessos da cantora, como "Arrasando", "Amor a la Mexicana" e "Entre el Mar y una Estrella". Os arranjos musicais da banda foram feitas pelos irmãos Adolfo e Omar Valenzuela.

Em 2002, a cantora juntou-se ao produtor e compositor Estéfano e fizeram o seu sétimo álbum de estúdio, Thalía, com treze canções, três em língua inglesa, tendo a cantora escrito duas das treze. Do álbum, foram lançados os singles "Tú y Yo", "No Me Enseñaste", "Dance, Dance (Tha Mexican)", e um cover do grupo Alasca y Dinarama, "A Quién le Importa?". O álbum, que suponhava a volta da cantora a suas origens musicais, experimentando novamente com pop rock. Obteve relativo sucesso comercial e foi reconhecido com nominações e prêmios: Grammy, Billboard, Dance Music Awards, Premio Lo Nuestro, entre outros. Além dos singles "Tú y Yo" e "No me Enseñaste", conseguiram chegar na primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks, o álbum alcançou a décima-primeira posição da Billboard 200.

No início de 2003, Thalía lança sua terceira compilação e a primeira em versões de remixes, que contém 12 de seus maiores sucessos, sendo certificado com disco de platina nos Estados Unidos.


No mesmo ano, lançou seu primeiro álbum em Inglês, Thalía, com dez canções em língua inglesa e quatro em língua espanhola. "Closer to You" e "Save the Day" esta última inspirada nos ataques de 11 de setembro de 2001. O primeiro single do álbum, com a participação do rapper americano Fat Joe, chamado "I Want You", chegou a vigésima-segunda posição da Billboard Hot 100. "I Want You" é a única canção de Thalía que entrou na Hot 100. Com "I Want You", Thalía conseguiu um grande sucesso nos EUA, tornando-se uma das artistas mexicanas mais populares no país norte-americano. O álbum foi sua entrada em mercados de países como Austrália, Inglaterra, Irlanda e Escócia, e no Japão, vendendo vinte mil cópias em uma semana, mais tarde certificado com disco de Ouro por sua venda de mais de 100 mil cópias no país. O álbum estreou na posição #11 da parada americana Billboard 200.

2004— 2008: Greatest Hits, High Voltage Tour, El Sexto Sentido e Lunada

Em 2004, a cantora lançou Greatest Hits, no qual contém seus maiores sucessos, lançados pela gravadora EMI. Deste álbum, foram lançados os singles "Cerca de Ti" e "Acción y Reacción". Durante abril e Maio deste ano, a cantora realizou sua primeira turnê mundial, a High Voltage Tour, pelo México e Estados Unidos. Essa turnê fez com que Thalía conseguisse mais fama pelos EUA. "Cerca de Ti" foi o quarto single de Thalía que chegou a primeira posição da Billboard Hot Latin Tracks.

Em 2005, a cantora lançou seu nono álbum de estúdio, El Sexto Sentido, seu segundo álbum com Estéfano como produtor. Deste, se destacam canções com fusão de rock e tango, "Amar sin ser Amada", "Un alma Sentenciada" e "Seducción". No mesmo ano, lançou uma coleção de doces com a Hershey's. Em 2006, amadrinhou musicalmente, o reality show mexicano Cantando por un Sueño, e relançou seu nono álbum, com o título El Sexto Sentido: Re+Loaded, no qual foram incluídas novas canções, como "No, No, No", com o grupo Aventura, que foi lançado como o quarto single do álbum, e "Olvídame", que foi dirigido e produzido por Thalía. El Sexto Sentido é o quarto álbum de Thalía que entrou na parada americana Billboard 200, ele estreou na posição #63.

Em Maio de 2008, foi lançado "Ten Paciencia", o primeiro single do décimo álbum da cantora, Lunada, que seria lançado no mês seguinte, e contou com a produção de Emílio Estefan. A cantora disse:


O sabor do disco é de liberdade, de praia, de diversão, de dançar, [...] Estava tão acalorada com tantos desejos de estar de biquini, no mar, que isso determinou o conceito.

Lunada debutou na décima posição na Billboard Top Latin Albums, dos discos latinos mais vendidos nos Estados Unidos e tanto o single "Ten Paciencia", quando o álbum, foram um "fracasso" nas vendas, o convertendo no álbum menos vendido da cantora. A cantora aceitou que Lunada não teve a promoção necessária, principalmente por causa no nascimento de sua primeira filha, e porque havia ficado doente, por ter sido picada por um carrapato, causando a doença de Lyme na cantora. E no mesmo ano, anunciaria a saída de sua gravadora, EMI Music, devido a escassa promoção e apoio do seu álbum Lunada, que vinha de seus álbuns anteriores, como El Sexto Sentido.

2009— 2011: Sony Music e Primera Fila

Em 2009, Thalía firma contrato com a gravadora multinacional Sony Music, lançando como seu primeiro trabalho na gravadora, seu também primeiro álbum ao vivo, Primera Fila, em 1 de dezembro do mesmo ano. O primeiro single do álbum, "Equivocada", uma balada escrita pelo grupo mexicano Camila e Mario Domm, atingiu as primeiras posições como México, Argentina e Estados Unidos. Antes do lançamento do álbum, três singles foram lançados pela loja online iTunes: "Enséñame a Vivir", "Estoy Enamorado", com a participação de Pedro Capó, e "Con la Duda", com Joan Sebastian. O disco já ultrapassa a marca de 1 milhão de cópias vendidas no mundo.

Depois de seu lançamento, o álbum atingiu rapidamente a primeira posição no México e nos Estados Unidos, Primera Fila entrou na posição 168 da Billboard 200. Em 15 de outubro de 2010, a Sony Music México anunciou que o álbum conseguiu disco de diamante por suas vendas neste país, que é a certificação máxima dada pela AMPROFON, feito conseguido por poucos artistas. Thalía disse que não esperava nada de Primera Fila, e que já conseguiu vários "discos de Ouro ou 'números um' nas rádios", mas que se encontrou com a surpresa de seus mais duros críticos, dizendo:

Os que criticavam a minha música e me categorizavam como um 'produto de marketing' escrevem-me agora para me dizer que choraram com este disco. Esse é o melhor prêmio que me poderiam ter dado.

Ainda em 2010, Thalía engravidou de seu segundo filho, que veio ao mundo no ano seguinte, em junho de 2011. Um mês antes do nascimento do bebê, Thalía ganhou uma tristeza muito grande em seu coração, sua mãe Yolanda Miranda veio a falecer, em maio de 2011. Obviamente Thalía, ficou muito abalada com este terrível acontecimento, tendo que adiar gravações do seu novo disco, que antes seria lançado no mesmo ano, e pelo nome de "Manias".


2012— 2013: Habítame Siempre, The VIVA! Tour

Em março de 2012, Thalía anunciou oficialmente que já estava trabalhando a todo vapor em seu novo álbum de estúdio e que ele seria feito para homenagear sua mãe, que veio a falecer em 2011. Mais ou menos em junho de 2012, começaram a surgir rumores que o nome do álbum seria, Moments, e que ele seria um álbum totalmente em inglês, porém eram falsos boatos.

Em 21 de setembro de 2012, Thalía realiza um show promocional privado em Nova York para apresentar as novas canções do novo projeto. O título do CD foi divulgado durante este show, ele se chama Habitame Siempre. No dia 8 de outubro de 2012, é lançado o primeiro single do álbum, "Manías", chegando ao topo em downloads pagos em alguns países como o México, por exemplo. O lançamento do novo disco ocorreu no dia 19 de novembro de 2012. O álbum conta com a participação de Prince Royce, Michael Bublé, Robbie Williams, Gilberto Santa Rosa e Leonel García. Habitame Siempre foi disco de ouro em seu primeiro dia do seu lançamento nos EUA, ficando em primeiro lugar de vendas no Amazon. Debutou também em primeiro lugar na Billboard no Top Latin Albums. No dia 1 de dezembro de 2012 Thalía esteve no México para um dia de autógrafos em Cuicuilco. Lá ela recebeu um disco de ouro nos EUA por mais de 50 mil cópias vendidas e um disco de platina pelas vendas de 10 mil cópias na Venezuela e um disco de platina triplo no México por mais de 180 mil cópias vendidas, ao todo vendeu mais de 240 mil cópias.

Em 3 de fevereiro de 2013, Thalia lançou oficialmente Te Perdiste Mi Amor como o segundo single do álbum.

Em março de 2013, Thalía deu início a sua segunda turnê mundial, The VIVA! Tour para a divulgação do álbum. A primeira apresentação da turnê ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos. Até o momento, a turnê passou por países da América do Norte, porém Thalía disse em uma entrevista no fim de 2012 que queria levar a tour para a América do Sul e Europa.


Em 5 de dezembro de 2013, Thalía foi contemplada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, tornando-se assim a primeira cantora mexicana a ter esse mérito.

2014— presente: Amore mio

Amore Mio é o décimo segundo álbum de estúdio gravado pela cantora. Foi lançamento no dia 4 de novembro de 2014, sendo distrubuído pela gravadora Sony Music, nas edições standard e deluxe, o disco foi certificado de ouro por mais de 30 mil cópias vendidas. A edição deluxe consiste em 14 faixas, incluindo colaborações com os rappers Fat Joe e Becky G. "Por Lo Que Reste De Vida" é o primeiro single do álbum, lançado em 9 de setembro de 2014, sendo um sucesso no méxico ficando em 1° lugar em várias plataformas digitais, o videoclipe no youtube acumula mais de 60 milhões de visualizações. Thalía escolheu lançar dois singles simultaneamente no dia 20 de janeiro de 2015. O dueto com Becky G, "Como Tú No Hay Dos" foi lançado como o single oficial para os Estados Unidos e no resto da América Latina, o single ficou em 1° lugar no itunes EUA e México.Enquanto a canção homônima "Amore Mio", escrito por Jose Luis Roma, foi anunciado como o segundo single oficial no território mexicano. A canção estreou no gráfico airplay geral do México, ganhando ainda mais fama do que o primeiro single do álbum e chegando a #18. No gráfico pop, publicada pelo Monitor Latino, a canção alcançou a posição #3. O 3° single do disco "Solo Parecia Amor" foi lançado em 14 de abril de 2015, o videoclipe no youtube foi lançado em 28 de abril de 2015.


Em 23 de outubro de 2015, Thalía lançou o single "Si Alguna Vez" no youtube. A música é o tema de abertura da novela Antes muerta que Lichita tendo como protagonista a atriz Maite Perroni. O single ficou na posição #5 no itunes Argentina, #40 no itunes México, #92 no itunes Brasil.


Vida pessoal

Relacionamentos

Desde quando integrou-se ao Timbiriche em 1986, Diego Schoening foi um dos primeiros relacionamentos de Thalía no meio artístico. Também manteve um relacionamento com o galã de telenovelas, Fernando Colunga depois da gravação da novela María la del Barrio em 1995, em que anos mais tarde confessou:

Ter sido namorado de Thalía foi a pior experiência amorosa que já tive em minha vida. Sim, foi uma má experiência, porque o amor que disfruta com seu par, não quer desfrutar com 88 mil pessoas que nem entendem sua relação.
Começou uma relação com o ator e cantor Jaime Camil, terminando esta em 1997, com rumores de que Camil era muito detalhista com ela. Nos dias de hoje, os dois mantêm uma boa relação como amigos. Também, Camil em mais de uma ocasião, confessou que deve sua fama a Thalía, arqumentando que é famoso graças aos conselhos da cantora quando eram namorados.



Quando a cantora lançou seus primeiros álbuns no início dos anos 90, produzidos por seu namorado, Alfredo Díaz Ordaz, que continham canções da autoria de ambos. Thalía confessou em ter planejado seu casamento com Díaz Ordaz, que morreu em 1992, devido a doença Hepatite C. Thalía declarou que estava um dia na cidade de Los Angeles, Califórnia, na piscina da casa de Díaz Ordaz, e apareceu um avião contratado por ele, com a mensagem "Te Adoro Thalía". Outros de seus romances foram com Luis Miguel e outros rumores de romances "não confirmados pela cantora", como Emilio Azcárraga Jean, presidente do Conselho de Administração do Grupo Televisa, este quando filmava a Trilogia das Marías.

Casamento

Em 2 de dezembro de 2000, Thalía casou-se com o ex-presidente da Sony Music Tommy Mottola, na Catedral de São Patrício, localizada em Nova Iorque. Emilio Estefan, o padrinho do casal, foi um responsável cupido e amigo em comum de ambos, e também entregou as alianças. Laura Zapata foi sua madrinha, e também foi a encarregada de algumas leituras compelementárias na missa. Entre os convidados, estavam famosos como Michael Jackson, Julio Iglesias, Barbra Streisand, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Robert De Niro, Bruce Springsteen, Maria Félix, Danny DeVito, Rosie O'Donnell, Verónica Castro, Juan Gabriel, Cristina Saralegui, Marc Anthony e Donna Summer.


O seu vestido de noiva surpreendeu ao seus fãs e ao público pela excentricidade, sendo desenhado pelo mexicano Mitzy, com ideias muito originais e inspirado em base a muitos vestidos de noiva, composto com 15 quilos de pedras, recoberto por diamantes e uma fileira unida com três lenços, cada um com 16 centímetros e tinha os iniciais do casal, "T&T". O vestido custou trezentos mil dólares e um peso de sessenta a setenta quilogramas, com materiais de confecção de seda, cetim e tule importados da França, Alemanha e Nova Iorque. Os bordados foram feitos completamente a mão, que reivindicou 200 carretéis de fio de prata, lantejoulas, contas de vidro de 3 quilos de contas de cristal e pedras austríacas, o convertendo em um dos vestidos mais caros da história, tendo sido superado pelo vestido da filha de um homem sírio.

O bolo, segundo a própria cantora, tinha quatorze pisos, um metro e meio de altura, e era adornado por mais de mil rosas de açúcar. Porém, o buquê de flores foi discreto, para não competir com o imenso e detalhista vestido. Conteve rosas brancas, e no centro uma exótica rosa verde, difícil de ser cultivada.


A tiara era uma autêntica antiguidade confeccionada com diamantes genuínos. Os sapatos foram desenhados por Vera Wang. Nove damas de honra acompanharam a cantora, com elegantes vestidos negros confeccionados em crepe, veludo e cetim, bordados com pedras prateadas e cristais austríacos. Todas levavam buquês de rosas brancas. A recepção foi realizada no The Wall Regent Street, um salão localizado fora da cidade com arquitetura deslumbrante. Havia trinta e uma mesas em seu interior, que coincidentemente estava dividido em dois. O lado direito para os convidados da noiva e o esquerdo, os do noivo. Além disso, as mesas foram marcadas com palavras referindo-se as virtudes do amor, em Inglês e Espanhol. Entre outros, Verdade, Honestidade, Comprometimento, Vida, Ternura, Amor e Amizade. O casal estava na mesa principal na frente do palco e pista de dança, sobre a mesa "Honestidade" e com eles a família de Thalía, Emilio e Gloria Estefan. Na mesa estavam ligados, Jennifer Lopez e Robert De Niro. Enquanto o casal realizou a fotos de estúdio para as recordação, os convidados desfrutaram de um coquetel animado no segundo andar da sala de onde se apreciava todo o salão, decorado com milhares de flores brancas. Ao ritmo da música mariachi, se preparava o ambiente. O casamento custou quase três milhões de dólares, sendo um dos mais caros de todos os tempos.


Maternidade

Thalía anunciou sua gravidez de uma menina da relação com o empresário Tommy Mottola em 12 de setembro de 2007 pela revista ¡Hola! México e deu à luz o bebê chamado Sabrina Sakäe em 7 de outubro de 2007. Sabrina significa 'princesa', e na língua japonesa o nome Sakäe, é traduzido como 'prosperidade'. Em 3 de março de 2011, a cantora anunciou sua segunda gravidez de seis meses, e daria à luz um menino às onze horas e quarenta e oito minutos, horário local, em 25 de junho de 2011. O bebê nasceu com três quilos e vinte e três gramas, e é chamado Matthew Alejandro. Thalía e Mottola decidiram saber o sexo do bebê apenas na hora do nascimento.

Discografia

Ao longo de sua carreira, Thalía lançou onze álbuns de estúdio, quatro compilações, um álbum ao vivo, dois extended play, trinta e seis singles, e quatro participações em trilhas sonoras.

Seu álbum de estreia, auto-intitulado, foi lançado em 1990 pela Fonovisa, seguido por Mundo de Cristal (1991) e Love (1992). Em 1994, assinou um contrato com a EMI e lançou En Éxtasis, álbum que teve um sucesso grande em toda a América Latina, Estados Unidos e em muitos mercados estrangeiros, como Europa e Ásia, bem como dando a cantora o título de álbum mais vendido de uma artista feminina mexicana no Brasil, sendo certificado disco de ouro, pela ABPD. Posteriormente, em 1997, a cantora lançou um crossover, Nandito Ako, voltado ao mercado asiático, principalmente para as Filipinas e simultaneamente lançou Amor a la Mexicana, seu álbum mais vendido em todo o mundo, com mais de 2 milhões de cópias.


Seu sexto álbum de estúdio, Arrasando foi lançado em 2000, seguido por seu sétimo álbum de estúdio, auto-intitulado (2002). No mesmo ano, a cantora lançou Hits Remixed, um álbum de remixes, que tornou-se um dos mais vendidos do mundo, juntamente com Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix de Michael Jackson, e You Can Dance, de Madonna. Em 2003, a cantora lançou seu oitavo álbum de estúdio, auto-intitulado, seu primeiro álbum totalmente em inglês. Em 2005, lançou o álbum El Sexto Sentido, que foi relançado como El Sexto Sentido: Re+Loaded. Posteriormente, lançou seu décimo álbum de estúdio, Lunada (2008), que se mostrou um fracasso em termos de vendas. Em 2009, a cantora lançou seu primeiro álbum ao vivo, Primera Fila, que rendeu a Thalía um disco de diamante, no México. O álbum tornou-se o mais vendido de 2010 em seu país, atingindo o primeiro lugar na parada de fim de ano. Em 2012, Thalía lança seu décimo primeiro álbum de estúdio, Habitame Siempre, mostrando mais uma vez ser um sucesso nas vendas. Em 2014 lançou Amore Mio seu décimo primeiro álbum de estúdio, que lhe rendeu disco de ouro. E em 2016 prepara seu mais novo disco Latina.



Estúdio

Thalía (1990)
Mundo de Cristal (1991)
Love (1992)
En Éxtasis (1995)
Amor a la Mexicana (1997)
Arrasando (2000)
Thalía (2002)
Thalía (Inglês) (2003)
El Sexto Sentido (2005)
Lunada (2008)
Habitame Siempre (2012)
Amore Mio (2014)

Latina (2016)

Ao vivo

Primera Fila (2009)

Viva Tour (2013)

Filmografia

Ao longo de sua carreira como atriz, Thalía já participou de sete telenovelas e dois filmes.

Em 1979, Thalía teve um pequeno papel no filme La guerra de los pasteles, contracenando juntamente com Angélica Vale, Angélica María e Eugenio Derbez. Em 1986, Thalía participou da novela Pobre señorita Limantour, interpretando Dina. Em 1987, na telenovela Quinceañera, foi protagonista, juntamente com Adela Noriega. Depois, em 1989, Thalía conseguiu seu primeiro papel de protagonista em Luz y Sombra, na qual não obteve muito sucesso. Em 1992, começou o que iria ser chamada de "trilogia das Marías", com a telenovela María Mercedes, seguida por Marimar (1994), e María la del Barrio (1995).

Em 1999, protagonizou sua última novela, Rosalinda, e em 2000, seu segundo filme, Mambo Café, interpretando Nydia, sendo também seu primeiro filme de hollywood até a data, e seu primeiro filme como protagonista.



Em 2000, declarou o fim de sua carreira como atriz e diz que investirá apenas na carreira de cantora.

Novelas

 Ano      Título                Personagem
1987 Pobre Señorita Limantour Diana
1988 Quinceañera Beatriz Villanueva Contreras
1989 Luz y Sombra Alma Suárez
1992 María Mercedes María Mercedes Muñoz del Olmo "Meche"
1994 Marimar María del Mar Aldama Pérez "Marimar" / Bella Aldama
1995 María la del Barrio María Hernández Lorráz De la Vega

1999 Rosalinda Rosalinda Del Castillo de Altamirano / Paloma Dorantes

Filmes

 Ano Título Personagem Notas
1979 La Guerra de los Pasteles
1997 Anastasia Anastasia Voz
2000 Mambo Café Nydia -
2015 Minions Scarlett Overkill Voz


Programas de TV

VIP de Noche (1991–92)
Las Aventuras de Eebee y Thalia (2009–10)

Dora the Explorer: Dora's Rescue in Mermaid Kingdom (2012)

Rádio

Conexión Thalía Radio Show (2007–2015)

Prêmios TV y Novelas

 Ano Categoria Telenovela Resultado
2000 Melhor atriz Protagonista Rosalinda Indicada
1996 Melhor atriz Protagonista María la del Barrio Indicada
1995 Melhor atriz Protagonista Marimar Indicada
1993 Melhor atriz Juvenil Maria Mercedes Vencedora
1988 Melhor revelação Ferminina Quinceañera Vencedora


Publicidade

Em 1993, Thalia assinou um contrato de três anos com uma linha de lingerie, que foi um sucesso e em 1995, Thalía lançou sua linha de roupas, mas sem muito sucesso, como passou despercebida no mundo da moda e de negócios. Em 2003, Thalía lançou uma série de produtos de uma coleção de roupas e acessórios (roupas de mulheres e meninas, sapatos, acessórios, lingeries, roupa e cama de banho, desenhados pela artista), disponível exclusivamente na Kmart, sob o nome Thalía Sodi Collection. Thalía foi comparada com os gostos da cantora Jennifer Lopez, que também fez incursões no mundo da moda, chamando-o de "sonho realizado".

Sua linha de roupas Thalía Sodi, foi uma grande estreia, passou de 355 lojas da Kmart a 1500 lojas, também foi o primeiro mexicano em ter sua própria linha de de roupas nos Estados Unidos. Seu sucesso foi tão grande que os jornais e revistas, incluindo o The New York Times, New York Post e a revista especializada Fortune, avaliaram favoravelmente à marca, como Oprah Winfrey e Martha Stewart. Além disso, revistas como Cosmopolitan, entre outras, tiveram capas com a cantora, enquanto a People, a escolheu como a mais bela da América em 2003. Seu sucesso, assim como sua beleza, Thalía se tornou um ícone da moda no mundo inteiro, até o ano de 2003 e nesse mesmo ano, um desfile de moda, nomeado "La Gran Noche de Thalía", o lançamento da coleção com um sabor latino no restaurante Capitale, em Nova Iorque. Seria a marca mais vendida naquele ano, na categoria "Juvenil"


Thalia e Kmart também uma coleção de óculos chamada Thalía Eyewear. Baseado no sucesso de Thalía Eyewear, Kenmark lançou uma extensão da coleção chamada Las Niñas Thalía, em março de 2004. A coleção destaca os caminhos da moda, notas de cor e quadros de diamantes brilhantes para as meninas de sete a quatorze anos que adoram moda e diversão. E que cada estilo tem um nome latino, como "Lolita", "Laura", "Gabriela", entre outros. Thalia Eyewear, registrou vendas de mais de 100 milhões de dólares pelas vendas de mais de um milhão de óculos distribuídos em mais de 80 países.

No mesmo ano, Thalía assinou um contrato para ser a imagem oficial da marca de jóias Jacob & Co, lançando simultaneamente, Thalía Magazine, onde ela trabalha como diretora editorial, seguindo a ideia da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey. Thalía disse que a revista que leva seu nome tem todos os elementos para ter sucesso no competitivo mundo das revistas hispânicas. No entanto, a única revista teve uma tiragem inicial de 250 mil cópias e três das emissões, o que representa um fracasso. As três edições da revista obtiveram um total de 38 páginas de publicidade com um valor de quinhentos e sessenta mil e seiscentos e quarenta dólares, de acordo com números fornecidos pela mídia americana. Em 2004, Thalia assinou um contrato com a maior fabricante de chocolates dos Estados Unidos Hershey's,para ser a imagem oficial, aparecendo em anúncios para a empresa e também lançou seu próprio produto, que é chamado "The Candy Shop Thalia" ("Loja de doces Thalía"). Além disso, a variedade de doces inspirados por Thalía para a comunidade latina, são bem recebidos pelo público, e as vendas da Hershey's aumentaram significativamente.



Em 2006, Thalía foi a imagem oficial de produtos de beleza "Carol's Daughter". Ela e seu marido Tommy Mottola são parceiros e investidores da companhia, e eles, junto com personalidades como Will Smith, Jada Pinkett-Smith, Jay-Z, Beyoncé Knowles e Steve Stoute, por produtos de beleza natural, em uma conferência de imprensa em Nova Iorque. Em 2007, debuta como locutora de rádio em colaboração com a ABC Radio Networks, com o programa The Conexión Thalía Radio Show, contando com entrevistas a celebridades, estilos de vida e informações dirigidas aos os latinos, com audiência de 12 milhões de ouvintes a cada semana. No mesmo ano, lança o perfume "Thalía Sodi (The Fragrance)", em uma apresentação de 85 mililitros,em colaboração com os Cosméticos Fuller. A composição desta substância revela a personalidade de Thalía e o que uma mulher representa: a feminilidade e sensualidade, que capta a atenção e fazer a diferença, aliada à sofisticação e estilo que reflete o sucesso e segurança. Em 2009, inspirada por sua maternidade, desenha e lança camisas e bonés de forma limitada, o que foi colocado à venda em seu website a um custo de vinte dólares.

Influências

De acordo com a própria cantora, sua maior influência era a sua mãe Yolanda. No meio artístico, os artistas que mais influenciaram Thalía foram Marilyn Monroe e Madonna também seguida pela cantora brasileira Daniela Mercury. No vídeo musical do single "Amar sin ser amada", a cantora recria o estilo do cantor Michael Jackson Outros cantores que influenciaram Thalía estão Gloria Estefan, Dead or Alive, Celine Dion, Michael Jackson, Kylie Minogue, Mariah Carey e Jennifer Lopez. Em 2008, inspirou-se na capa do álbum Bright Like Neon Love, do grupo australiano Cut Copy, para a capa de seu álbum Lunada, o que gerou muita controversia. A cantora disse:


Sobre a arte da capa, quando a equipe criativa me apresentou os diferentes conceitos eu estava absolutamente inspirada com uma imagem que me mostraram. Todos nós somos inspirados por todos e todas as coisas são inspirados por todas as coisas [...] Eu queria adicionar o sabor tropical e cor e estilo que refletem minha ideia de que é um luau, que é representado na arte de meu disco. "

Legado

O tablóide britânico The Sun, a classificou em vigésima-quinta posição entre "As 50 cantoras que nunca serão esquecidas na história", sendo uma das três únicas latinas a aparecer, juntamente com Shakira e Gloria Estefan, respectivamente, e competindo com grandes cantoras do mundo da música como Madonna, Cher, Cyndi Lauper, entre outros, e bem à frente de outros cantores como Janet Jackson, Sarah Brightman, Aretha Franklin, Kelly Clarkson, Diana Ross, Fergie e Beyoncé Knowles. Thalía tem influenciado muitas cantoras ao longo de sua carreira. Entre elas estão vários cantoras do México e América Latina como Belinda, Dulce María e Anahí  Ela conseguiu entrar no Guinness Book of Records como a cantora que conquistou mais prêmios em uma noite. É considerada o orgulho do México e a cantora mexicana mais influente em todo o mundo. Seu repertório de telenovelas têm a nomeado como "rainha das telenovelas", com a sua famosa trilogia das Marías que foi vista inicialmente por um bilhão de pessoas em mais de 180 países, e que se tornou um ícone popular. Além disso, dentro dos sete telenovelas têm sido televisionado para mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Ao longo de sua carreira, Thalía reinventou sua imagem e em vários gêneros, sendo conhecida como uma das cantoras que mais se reinventam. A cantora gravou álbuns em gêneros como Pop, Rock, Dance, Cumbia, Banda, Tango, Salsa, Bachata, Reggaeton, R&B, Rap, entre outros estilos. Devido à sua reinvenção e beleza ganhou o apelido de "Imperatriz da beleza" e em 1998, a grife Louis Vuitton, considerada a marca de luxo mais exclusiva do mundo, convidou os melhores artistas da moda do século XX, para o livro Rebonds, onde a cantora era a única latina a aparecer. Thalia já recebeu as chaves de mais de 50 cidades ao redor do mundo, e também foi nomeada uma visitante ilustre em muitos outros locais em todos os continentes. Há mais de 120 clubes que existem em sua honra, e que abrange cerca de 150 países ao redor do mundo. Ela já apareceu nas capas de mais de doze mil revistas internacionais. Em 25 de abril de 1997 criou-se o "Dia de Thalía", em Los Angeles, Califórnia.


No dia 5 de dezembro de 2013, Thalía foi honrada ao receber sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, sendo a primeira cantora mexicana na história a receber esse reconhecimento. Sua estrela se encontra próxima de outros grandes artistas latinos, como Carmen Miranda e Jennifer Lopez.

Filantropia

Thalía já trabalhou em diversas campanhas e organizações humanitárias, entre elas desde 2004, March of Dimes em prol dos nascimentos prematuros, e a lançou propagandas para educar as mulheres sobre medidas que podem tomar antes da gravidez a fim de reduzir as provabilidades de ter um bebê prematuro. A campanha "Yo quiero mis 9 meses" ("Eu quero meus 9 meses") foi lançada em 1 de novembro de 2005.

No dia 20 de novembro de 2014 Thalía é reconhecida em Nova Iorque como embaixadora da UNICEF pela campanha contra o bullying nas redes sociais. A campanha chamada o "El bullying no es un juego"("O bullying não é um jogo") teve início quando Yolanda Andrade e Thalia se compadeceram com a morte do garoto de 12 anos Hector Alejandro que foi agredido por garotos na escola no México.

Milhares de famosos mexicanos e de todo o mundo participaram da campanha como Ricky Martin, Lili Estefan, Kate del Castillo, Gloria Estefan, Emilio Estefan e muitos outros. O México atualmente é um dos países que mais sofre com o bullying.


Thalía como embaixadora se compromete com a tolerância zero da violência entre jovens e adolescentes, seja ela física, verbal e cibernética.

Essa é a carreira de  Thalía . Até o próximo post!




Nenhum comentário:

Postar um comentário