É UMA ATRIZ BRASILEIRA,QUE INICIOU SUA CARREIRA AOS 15 ANOS.É conhecida pela personagem Clara da novela Em Família(2014).
Giovanna Antonelli(Rio de Janeiro, 18 de março de 1976) é uma atriz brasileira.Tornou-se conhecida em 1990 como Angelicat, assistente de palco da apresentadora Angélica, permanecendo no cargo por quatro anos. Em 1994 estreou como atriz em Tropicaliente, emendando outros papeis consistentes em Tocaia Grande, Xica da Silva, Corpo Dourado, Força de um Desejo e Malhação. Em 2000 ganhou destaque em Laços de Família como Capitu, que se prostituía para sustentar o filho, ganhando alguns dos principais prêmios nacionais, como Prêmio Extra de Televisão, Prêmio Qualidade Brasil, Melhores do Ano e Troféu Imprensa.
Em 2001 interpretou sua primeira protagonista em O Clone, a descendente de marroquinos Jade, com o qual ganhou reconhecimento internacional. Alçada ao primeiro escalão de atores da Rede Globo, emendou uma sequência de papeis centrais de sucesso em A Casa das Sete Mulheres, Da Cor do Pecado, Sete Pecados, Três Irmãs, Viver a Vida, Aquele Beijo, Salve Jorge e Em Família, além de destacar-se no cinema em Avassaladoras e na franquia S.O.S. Mulheres ao Mar.
Em 2015 voltou a protagonizar uma "novela das nove" como Atena, em A Regra do Jogo, além de emendar outras personagens principais em Sol Nascente e Segundo Sol.
Carreira
Ela iniciou a carreira aos 15 anos no programa Clube da Criança, de 1991, exibido na extinta Rede Manchete e apresentado por Angélica. Em 1994, Giovanna estreou como atriz na novela Tropicaliente, exibida pela Rede Globo, voltando para a Rede Machete em seguida para fazer duas novelas, sendo reconhecida por Xica da Silva, de 1996. Após voltar à Globo e ter feito algumas novelas como coadjuvantes, entre eles Corpo Dourado (1998), Giovanna despontou ao fazer a personagem Capitu, uma prostituta de luxo, na novela Laços de Família (2000), de Manoel Carlos. Logo em seguida fez sua primeira protagonista na novela O Clone (2001), de Gloria Perez.
Com sucesso consolidado, a carreira da atriz se dividia entre novelas, minisséries e filmes, sendo A Casa das Sete Mulheres (2001) sua primeira minissérie, e Avassaladoras (2002) seu primeiro filme como protagonista. Em 2004, fez sua primeira vilã na novela Da Cor do Pecado (2004), de João Emanuel Carneiro, e entre 2007 e 2010 conquistou papéis de antagonista nas novelas Sete Pecados (2007), Três Irmãs (2008) e ganhou destaque como Dora em Viver a Vida (2009). Sua popularidade cresceu ainda mais com as personagens Helô, uma delegada, em Salve Jorge (2012), de mais uma vez Glória Perez, e Clara, sua primeira personagem homossexual, em Em Família (2014), de Manoel Carlos. Recentemente, a atriz também ganhou destaque no cinema com o longa S.O.S. Mulheres ao Mar, um sucesso de bilheteria, e também destacou-se como vilã Atena em A Regra do Jogo.
1991—1999: Início de carreira e primeiros trabalhos
A carreira artística da atriz começou no programa infantil Clube da Criança da apresentadora Angélica, no ano de 1991. Exibido pela extinta Rede Manchete, Giovanna era uma das angeliquetes, assistentes de palco da atração. Três anos depois, após alguns testes na Rede Globo, estreou na novela Tropicaliente, de Walter Negrão, exibida entre maio e dezembro de 1994. Aos 18 anos, Giovanna interpretava a personagem Benvinda na novela. Logo após, voltou à Manchete para atuar nas tramas Tocaia Grande (1995), de Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini, como a protagonista Ressú, e Xica da Silva (1996), de Walcyr Carrasco, como Elvira, a vilã da trama. A personagem fazia parte de um triângulo amoroso e teve um grande destaque.[6] Depois do sucesso na Manchete, voltou à Globo, onde atuou como Judy em Corpo Dourado (1998), de Antônio Calmon, fazendo um triângulo amoroso com os personagens de Felipe Camargo e Fábio Jr. Após uma participação como a prostituta Violeta, na novela Força de um Desejo, de Gilberto Braga, integrou o elenco da primeira temporada do Colégio Múltipla Escolha na série Malhação, interpretando a personagem Isa, filha do personagem de Nuno Leal Maia.
2000—2004: Laços de Família, O Clone e Da Cor do Pecado
Em 2000, a atriz despontou para o grande público, ao interpretar outra prostituta, Capitu, de Laços de Família, novela de Manoel Carlos. A química com seu par romântico, o ator Luigi Baricelli, cativou o público e a crítica, recebendo vários elogios e ganhando os prêmios de Atriz Revelação e dois de Melhor Atriz. Também em 2000, estreou no cinema com o filme Bossa Nova, sob a direção de Bruno Barreto, fazendo uma pequena participação. Em 2001, após o sucesso de Laços de Família, a atriz interpretou a protagonista Jade, uma muçulmana dividida entre o amor e as obrigações religiosas, na novela O Clone de Gloria Perez. Sua personagem ditou moda nas ruas com véus, joias e maquiagens exóticas que caracterizaram a muçulmana. Além do grandioso sucesso no Brasil a personagem conquistou fãs em vários países do mundo nos quais a novela foi exibida. A novela lhe rendeu seis prêmios, sendo um deles o Prêmio Contigo de Melhor Par Romântico com Murilo Benício. Em 2002, no filme Avassaladoras, foi Laura, uma mulher bem-sucedida que procura um namorado por meio de uma agência de casamentos. No filme, fez par romântico com Reynaldo Gianecchini, com quem contracenaria em outros trabalhos na TV. A participação no filme rendeu a atriz o Prêmio Lente de Cristal de Melhor Atriz no Festival de Cinema Brasileiro em Miami.
Em 2003, Giovanna estrelou a minissérie A Casa das Sete Mulheres, de Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, interpretando Anita Garibaldi. Nessa época, recebeu vários elogios pela sua desenvoltura, originalidade e pela maneira com que se desvencilhou da marca da sua personagem anterior Jade, que a lançou ao estrelato no Brasil. Ainda neste ano interpretou a Virgem Maria, no filme Maria, Mãe do Filho de Deus, com direção de Moacyr Góes e no teatro com A Paixão de Cristo. Sua atuação no filme foi elogiada por alguns críticos, mas criticada por outros que acharam que a atuação da atriz carecia de mais brilho. Em 2004 interpretou na novela Da Cor do Pecado, de João Emanuel Carneiro, a personagem Bárbara, fazendo com que Giovanna tingisse seus cabelos de louro. Antagonista da trama, foi sua primeira vilã na carreira, recebendo elogios da crítica por ter conseguido apagar da memória as personagens com fama de boa moça que fez anteriormente. No teatro fez com o ator Murilo Benício a peça Dois na Gangorra, dirigida por Walter Lima Júnior e no cinema o filme A Cartomante, com direção de Wagner de Assis e Pablo Uranga. O filme em si foi extremamente criticado, sendo considerado um dos piores filmes de 2004.
2007—2010: Sete Pecados, Três Irmãs e Viver a Vida
Em 2007, após dois anos e meio reclusa da TV, voltou ao vídeo como Delzuite, protagonista da primeira fase da minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez. No mesmo ano, foi a protagonista da novela Sete Pecados, de Walcyr Carrasco, onde sua personagem Clarice viveu um triângulo amoroso com Dante (Reynaldo Gianecchini) e Beatriz (Priscila Fantin). Atuou ainda no longa Caixa Dois, dirigido por Bruno Barreto, com o papel de uma secretária de um poderoso banqueiro, usada como laranja para que ele receba um cheque de 50 milhões de reais. Sua atuação recebeu uma crítica negativa, que considerou sua participação "o ponto fraco da trama". Em 2008, Giovanna mostrou seu lado cômico, interpretando a atrapalhada e desajeitada Alma Jequitibá, uma das protagonistas da novela Três Irmãs, de Antônio Calmon. Médica ginecologista e obstetra, Alma fica dividida entre dois amores: o personagem de Bruno Garcia e o personagem de Rodrigo Hilbert. No cinema, filmou "The Heartbreaker", uma produção entre Brasil e Estados Unidos, com direção de Roberto Carminati. O longa foi filmado em Florianópolis e Boston e viria a ficar pronto em 2010 e seria lançado dois anos após sua finalização, no dia 14 de fevereiro de 2012.
Em 2009, a atriz voltou aos cinemas, no filme Budapeste, dirigido por Walter Carvalho, baseado no livro de Chico Buarque. No filme, a atriz aparece nua pela primeira vez no cinema como uma egocêntrica apresentadora de telejornal. Nesse mesmo ano interpretou o papel de Dora na novela Viver a Vida, marcando a volta da atriz numa novela de Manoel Carlos após quase 10 anos. Na trama, Giovanna interpretou Dora, uma moça humilde que vai para Búzios para tentar uma vida nova e fugir de seu ex-marido que é bandido e pai de sua filha, Rafaela (Klara Castanho). Lá ela conhece Marcos (José Mayer), com quem vive um romance, e reencontra o amigo argentino Maradona (Mario José Paz). No decorrer da trama, Dora fica grávida e não sabe qual dos dois é o pai. Seu papel foi bem recebido pelos críticos, que avaliaram que a atriz desbancou Helena (a protagonista da trama) e roubou a cena. Ainda em 2010, a atriz interpretou a madastra de Chico Xavier e seus irmãos na adaptação da obra de Chico Xavier, no filme de mesmo nome.
2011—2014: Aquele Beijo, Salve Jorge e Em Família
Em 2011, Giovanna integrou o elenco da novela Aquele Beijo, de autoria de Miguel Falabella, interpretando a personagem Cláudia, protagonista da trama. A personagem de Giovanna, Cláudia é traída por seu namorado, Rubinho (Victor Pecoraro), com a filha da empregada da casa dele. Ela viaja a Cartagena, na Colômbia, a trabalho e no aeroporto conhece Vicente (Ricardo Pereira), um procurador estadual, que está indo para o mesmo lugar a fim de acabar com o noivado da amada dele. Os dois se tornam grandes amigos e acabam se apaixonando. Pela sua personagem, Giovanna ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Prêmio Contigo. No ano seguinte foi protagonista do episódio "A Venenosa de Sampa", da série As Brasileiras, de Daniel Filho. No episódio, a atriz interpreta uma socialite que faz de tudo para sua rival não ir com o vestido igual ao seu em uma festa. Em 2012, despontou na pele da delegada Heloísa, uma das protagonistas da novela Salve Jorge, de Glória Perez. A personagem conquistou o público, principalmente por seu estilo, tendo suas roupas e acessórios os mais desejados entre as mulheres. Em 2014, tornou-se uma das protagonistas da novela Em Família de Manoel Carlos, em que interpretou a personagem Clara, casada com Cadu (Reynaldo Gianecchini), mas se apaixona pela fotógrafa Marina (Tainá Müller) e Cadu(Reynaldo Gianecchini)que termina o casamento com a Clara(Giovanna Antonelli). Ainda em 2014, a atriz protagoniza o longa S.O.S. Mulheres ao Mar, uma comédia romântica. Na trama, Giovanna interpreta Adriana.Sua personagem foi bem recebida pelos críticos e o longa se tornou um grande sucesso de bilheteria, sendo confirmada uma continuação para 2015.
Clara(Giovanna Antonelli) - Em Família(2014)
Clara(Giovanna Antonelli)-Em Família(2014)
|
2015—presente: A Regra do Jogo e Sol Nascente
No mesmo ano, é convidada para participar da novela de João Emanuel Carneiro, A Regra do Jogo, no papel da vilã Atena Terremolinos.
Em 2016, Antonelli é convidada para participar da nova novela das 6, de Walther Negrão e Suzana Pires, Sol Nascente interpretando a protagonista Alice Tanaka, filha de Kazuo Tanaka (Luis Mello) e fazendo par romântico com Mario (Bruno Gagliasso) e César (Rafael Cardoso).
Em 2018, é a protagonista da novela das 9, Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro, na qual interpreta a guerreira Luzia, uma mulher humilde e batalhadora, que após sofrer um grande golpe e ser injustiçada, tem que deixar sua vida para trás, mas regressa anos depois, afim de reconstruir e conseguir sua vida de volta.
Vida pessoal
É filha de Hilton Prado e Suely Antonelli, tem um irmão advogado chamado Leonardo Pietro Antonelli, um sobrinho chamado Gabriel e uma sobrinha chamada Mina. Seu primeiro namoro foi dos 16 aos 21 anos. Em seguida começou a namorar o empresário Ricardo Medina, e em 8 de março de 2000 ocorreu o casamento e em fevereiro de 2002, a separação.
Ao participar da novela O Clone, se apaixonou por seu par romântico na trama, o ator Murilo Benício. Iniciaram um relacionamento em 2002 e em 24 de maio de 2005 nasceu o primeiro filho de Giovanna e segundo de Murilo, Pietro. Em novembro do mesmo ano, ocorreu a separação definitiva do casal. Antes, em abril 2004, na primeira separação do casal, teve um breve envolvimento com o empresário Alexandre Accioly.
Em 2005, conheceu o empresário norte-americano Robert Locascio e em 5 de maio de 2007 casaram-se na Itália. O casamento durou apenas quatro meses.
Em 2009, terminou o namoro com o empresário Arthur Fernandes, o relacionamento durou dois anos.
Em seguida, começou a namorar o diretor Leonardo Nogueira em 8 de outubro de 2010, deu à luz as gêmeas Antônia e Sophia, filhas da união com Leonardo, com quem vive junto. Por muito tempo desejou ter um terceiro filho antes dos quarenta, mas os compromissos profissionais a fizeram adiar a decisão para mais tarde.
Filmografia
Televisão
Ano Título Papel Nota
1991 Clube da Criança Assistente de palco (Angelicat)
1994 Tropicaliente Benvinda
1995 Tocaia Grande Ressu de Iansã
1996 Xica da Silva Elvira
1998 Corpo Dourado Judy Moreira de Barros
1999 Você Decide Episódios: "Ninguém é Perfeito" / "Gol de Placa"
1999 Força de um Desejo Violeta
1999 Malhação Isa
2000 Laços de Família Capitu
2001 O Clone Jade Rachid
2003 A Casa das Sete Mulheres Anita Garibaldi
2004 Da Cor do Pecado Bárbara Campos Sodré
2006 Minha Nada Mole Vida Bia Lopes Episódio: "Procura-se Uma Namorada"
2007 Amazônia, de Galvez a Chico Mendes Delzuite Gonçalves
2007 Sete Pecados Clarice Campos Florentino Ferraz
2008 Casos e Acasos Jamile Episódio: "O Triângulo, a Tia Raquel e o Pedido"
2008 Três Irmãs Alma Jequitibá de Matos
2009 A Turma do Didi Ela mesma Episódio: "4 de setembro de 2009"
2009 Viver a Vida Dora Regina Vitória Vilela
2011 Chico Xavier Cidália Xavier
2011 Aquele Beijo Claudia Colaboro
2012 As Brasileiras Gigi Episódio: "A Venenosa de Sampa"
2012 Salve Jorge Heloísa Alencar Sampaio (Helô)
2013 Pé na Cova Ela mesma/Priscila Episódio: "15 de outubro de 2013"
2014 Em Família Clara Fernandes
2015 A Regra do Jogo Atena Torremolinos
2016 Sol Nascente Alice Tanaka
2017 Cidade Proibida Paula Episódio: "1"
2018 Brasil a Bordo Ela mesma Episódio: "5"
2018 Segundo Sol Luzia Batista / Ariella Arlesisla / Sílvia
Cinema
Ano Filme Personagem
2000 Bossa Nova Sharon
2002 Avassaladoras Laura de Felipes Palácios
2003 Maria, Mãe do Filho de Deus Maria Auxiliadora
2003 Sinbad - A Lenda dos Sete Mares Marina Dublagem
2004 A Cartomante Karen Albuquerque
2007 Caixa Dois Ângela Barbosa dos Santos
2007 Por Amor —
2009 Budapeste Vanda Costa
2009 The Heartbreaker Anna
2010 Chico Xavier Cidália Xavier
2014 S.O.S. Mulheres ao Mar Adriana
2015 S.O.S. Mulheres ao Mar 2 Adriana
2017 O Poderoso Chefinho Janice Dublagem
Teatro
- 2001 O Auto da Paixão de Cristo Maria Madalena
- 2003 A Paixão de Cristo Maria
- 2003 Dois na Gangorra Gittel
Prêmios e indicações
Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2000 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz
Laços de Família
Venceu
Prêmio Qualidade Brasil Melhor Atriz Revelação Venceu
Prêmio TV Press Melhor Atriz Venceu
Melhores do Ano Melhor Atriz Coadjuvante Venceu
2001 Troféu Imprensa Revelação do Ano Venceu
Meus Prêmios Nick Atriz Favorita
O Clone
Venceu
Prêmio Qualidade Brasil RJ Melhor Atriz Venceu
2002 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Indicada
2002 Melhor Par Romântico (com Murilo Benício) Venceu
2002 Troféu Imprensa Melhor Atriz Indicada
2002 Melhores do Ano Melhor Atriz Venceu
2002 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Indicada
2002 Troféu Internet Melhor Atriz Venceu
2002 Brazilian Film Festival of Miami
Avassaladoras
Venceu
2004 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz
A Casa das Sete Mulheres
Indicada
Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz
Da Cor do Pecado
Indicada
2005 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz DaCor do Pecado Indicada
2009 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz
Três Irmãs
Indicada
2010 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante
Viver a Vida
Venceu
2013 Meus Prêmios Nick Atriz Favorita
Salve Jorge
Venceu
2013 Personagem Favorito Indicada
2013 Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz Venceu
2013 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Venceu
2013 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz de Novela Indicada
2014 Troféu Imprensa Melhor Atriz Indicada
2014Troféu Internet Venceu
2014Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Coadjuvante
Em Família
Venceu
Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Coadjuvante Indicada
2015 Troféu Internet Melhor Atriz Indicada
2015 Prêmio Quem de Televisão Melhor Atriz
A Regra do Jogo
Venceu
2015 Melhores do Ano Melhor Atriz de Novela Venceu
2015 Prêmio Extra de Televisão Melhor Atriz Indicada
2016 Troféu Internet Melhor Atriz Indicada
2016 Troféu Imprensa Indicada
2018 Melhores do Ano Melhor Atriz de Novela Segundo Sol Venceu
2018 Troféu AIB de Imprensa Melhor Atriz Indicada
2018 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Indicada
2019 Troféu Internet Melhor Atriz Indicada
2018 Melhores do Ano Melhor Atriz de Novela Segundo Sol Venceu
2018 Troféu AIB de Imprensa Melhor Atriz Indicada
2018 Prêmio Contigo! de TV Melhor Atriz Indicada
2019 Troféu Internet Melhor Atriz Indicada
Essa é a história e a carreira de Giovanna Antonelli. |
Tainá Muller trabalhou junto com a atriz Giovanna Antonelli na novela Em Família(2014).
Tainá Müller (Porto Alegre-RS, 1 de junho de 1982) é uma atriz e modelo brasileira.
Biografia
Jornalista por formação, começou na TV aos 19 anos como VJ da MTV no Rio Grande do Sul. Por um período trabalhou também como modelo, fazendo temporadas em Milão, Hong Kong e Bangcoc. Em 2005 mudou-se para a cidade de São Paulo para estudar teatro. Em 2007 estreou no cinema com o filme Cão Sem Dono, pelo qual foi premiada melhor atriz em festivais brasileiros. Pouco tempo depois, estreou na Rede Globo em Eterna Magia. No cinema ainda integrou o elenco de filmes como Plastic City, As Mães de Chico Xavier e Tropa de Elite 2.
Em 2008 estreou no SBT a novela Revelação, e no ano seguinte passou algum tempo apresentando o programa A Liga. Em 2011, volta à Globo com destaque ao interpretar a arrogante Paula em Insensato Coração. No ano seguinte interpreta a moderna Liara na novela Cheias de Charme. Já em 2013, encarna a mimada Ludmilla em Flor do Caribe.
Em 2014, viveu um dos grandes momentos de sua carreira na novela Em Família, no qual interpretou Marina, uma fotógrafa homossexual, onde viveu par romântico com Giovanna Antonelli.
Em 2015, interpretou a vilã dissimulada Cris em Babilônia.
Tainá é irmã da VJ Titi Müller.
Filmografia
Televisão
Ano Título Personagem
2001–2004 MTV VJ
2007 Eterna Magia Laura Mascarenhas
2008 Revelação Victória de Castro
2010 A Liga Apresentadora
2011 Insensato Coração Paula Cortez
2012 Cheias de Charme Liara Mariz
2013 Flor do Caribe Ludmilla Villalba
2014 Em Família Marina Meirelles
2015 Babilônia Cristiana Loureiro (Cris)
2017 Edifício Paraíso Beatriz
2017–2018 O Outro Lado do Paraíso
Cinema
Ano Título Personagem
2006 Cão sem Dono Marcela
2008 Plastic City Rita
2008 Se Nada Mais Der Certo Mile
2009 Em uma Noite Escura, as Rosas São Amarelas Ana
2009 Descalça Laura
2010 Tropa de Elite 2 Clara
2011 As Mães de Chico Xavier Lara
2012 E Aí... Comeu? Vitória Brandão
2012 O Duelo Dorothy
2017 Bio Neta/Biógrafa
2017 O Rei das Manhãs Angélica
2017 The Blue Mauritius Maria
Participação em Videoclipes
Ano Artista Música
2012 Tulipa Ruiz Sushi
2013 Lucas Santtana É Sempre Bom Se Lembrar
Discografia
Como Artista Convidada
Ano Artista Música Álbum
2012 Otto Ela Falava The Moon 1111
Prêmios e indicações
Ano Premiação Categoria Trabalho Resultado
2007 Cine PE Melhor atriz
Cão sem Dono
Venceu
2007 Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá Venceu
2008 Prêmio ACIE de Cinema Indicado
2008Festival Internacional de Cinema de Veneza
Plastic City
Indicado
2011 Festival de Cinema de Los Angeles Melhor atriz coadjuvante
As Mães de Chico Xavier
Venceu
2011 Prêmio Contigo! de Cinema Nacional Venceu
2011 Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Tropa de Elite 2
Indicado
2011Melhores do Ano Atriz revelação
Insensato Coração
Indicado
2014 Prêmio Contigo! de TV Melhor atriz coadjuvante
Em Família
Indicado
Essa é a história e a carreira de Tainá Muller - Até o próximo post.
FIM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário